Americanos que possuem armas X proibição de porte no Brasil

/
0 Comentários

Por: Francisco Dara "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". Se você tem mais de 25 anos deve se lembrar bem desse referendo aqui citado acima que aconteceu a nível nacional em 2005. Os eleitores puderam optar pela resposta "sim" ou "não", pelo voto em branco ou pelo voto nulo. O resultado final foi de 59.109.265 votos rejeitando a proposta (63,94%), enquanto 33.333.045 votaram pelo "sim" (36,06%). Ou seja, 63% dos brasileiros votaram a favor do comércio de armas no Brasil no Plebiscito em 23 de outubro de 2005 previsto no Estatuto do Desarmamento. O povo debatia e lutava para mudar a Lei, seja para torná-la mais rígida ou derrubá-la.
E o que mudou de lá pra cá? Nada! Além do aumento exponencial de crimes com uso de armas contrabandeadas. A questão é, se o cidadão de bem pudesse se defender com o direito de possuir uma arma legalmente a taxa de homicídio seria menor no nosso país? Vidas seriam poupadas pelo enfraquecimento do tráfico ilegal e os bandidos teriam receio de atacar um cidadão de bem por presumir que ele tivesse armado? Essas perguntas me vieram à mente e martelam meu consciente. Com o massacre ocorrido em Las Vegas nesta segunda, 02 de outubro, os ressentes casos de atendados em massa nos EUA, o ainda latente tiroteio da semana passada na Favela da Rocinha - RJ e o Debate popular sobre a campanha presidencial de 2018 com Jair Bolsonaro, tendo cada vez mais destaque e defensores, sendo ele abertamente a favor do pote de armas, me indagam a ainda pertinaz pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?" Para levantar a questão, repito essa pergunta à vocês. O que vocês acham?
Para maior esclarecimento vou deixar mais alguns dados para que vocês analisem antes de responder:
NOS ESTADOS UNIDOS ONDE É CONSTITUCIONAL O DIREITO AO PORTE DE ARMA 32% DA POPULAÇÃO dizem ter pelo menos 01 arma, destes: 76% deram o 1º tiro aintes dos 18; 67% cresceram com armas em casa; 62% têm rifle; 29% possuem 5 armas ou mais; 26% andan armados o tempo todo.
MESMO ASSIM NO BRASIL HÁ 3 VEZES MAIS MORTES POR ARMAS
No Brasil não há porte de armas, enquanto nos EUA cerca de 300 milhões de civis possuem armas de fogo. O Brasil registrou, em 2010, 36 mil vítimas fatais de tiros. O total é 3,7 vezes o registrado pelos americanos, que tiveram 9.960 mortes no mesmo ano, colocando o país no topo dos que mais registram óbitos por arma de fogo no mundo.
Fontes:
Fnuap (Fundo de População das Nações Unidas) http://bit.ly/2xZub2W
Pesquisa da PEW research http://pewrsr.ch/2txQZSP


Você pode gostar

Nenhum comentário: